sábado, 10 de abril de 2010

Diabetes fique de olho!!!

Gente ontem assistindo ao programa da Oprah que eu adoro, estava la o famoso Dr. OZ falando sobre a diabetes e seus riscos, ele estava explicando que a maioria das pessoas não levam a sério e acham que tem só um pouquinho a mais de açúcar no sangue e começou a dar um choque de realidade nas pessoas da platéia e nos telespectadores como eu! Na realidade eu estava nessa parcela que desconhece os reais fatos doque pode se acontecer com um diabético como perda da visão, riscos de amputações entre outras coisas, sei que a medida que fui assistindo o programa foi me dando pânico porque se eu soubesse antes de tudo que sei agora teria lutado mais contra minhas compulsões por doces, não tenho diabetes graças a Deus e se Deus quiser também não vou desenvolver porque ja estava me cuidando e agora vou redobrar os cuidados.
Fiquei realmente assustada com as coisas que vi, o programa todo se deu após uma telespectadora mandar uma carta para a Oprah pedindo ajuda e contando que a mãe de 53 anos havia falecido por conta da diabetes e da pressão alta , e que em sua comunidade as pessoas estavam se matando lentamente pois congregavam em uma mesma igreja e após os cultos matinais serviam o almoço que geralmente era salada de maionese com legumes, batatas fritas, frango frito e as vezes tudo isso acompanhado por hamburgueres e após os cultos da noite serviam doces! Todos da congregação são diabéticos ou pré- diabéticos e estavam na platéia e o médico começou a conversar com as pessoas e chegou perto de uma moça e falou você é uma bomba ambulante prestes a explodir a qualquer momento nessa hora parece que ele estava falando comigo, outra coisa que me chocou foi uma infermeira de 44 anos em quem a diabetes atacou fortemente desde os 34 anos falando que era para os jovens tomarem cuidado porque quando ela era jovem também não ligava e se intupia de refrigerantes e doces e que era uma pessoa ativa que um dia foi dormir normal e no outro dia acordou sem parte de uma perna e não podia mais andar (estava no leito do hospital sem parte de uma perna e acabara de retirar o pé da outra perna).
Dentre outras dicas para saber se você é diabético ou pré basta fazer a seguinte conta:
Pegue sua altura (ex: 1,60 = 160cm)Sua circunferência abdominal medindo na altura do umbigo não pode passar da metade da sua altura ou seja 0,80cm. Se seu abdomen estiver medindo a mais que o recomendado você assim como eu ja pode estar na faixa de risco e estar pré- diabético.
A boa noticia é que existem dois tipos de diabetes o tipo 1 que é genético e que infelizmente a pessoa podera controlar ao longo da vida mais nunca viverá sem ela.
E o tipo 2 que acomete 90% da população que é o diabetes causado pela alimentação e que se for controlado com alimentação balanceada e atividades físicas é reversível oque me deixou mais animada de saber que ainda tenho salvação.
De verdade eu era totalmente leiga no assunto e espero ter ajudado alguém mais com este post infelizmente o site esta em Inglês mas quem quiser dar uma conferida pode ver mais no site da Oprah.
Desculpem o post longo mas eu precisava compartilhar com vocês porque da mesma forma que eu não sabia outras amigas podem não saber também.


Esses são mais alguns sintomas para que você tome cuidado :


(fonte:http://www.tambau.sp.gov.br/programas_saude.html)



Bom gente por enquanto é só
.



Beijos


4 comentários:

Andrea Hulewicz disse...

Nossa, que coisa... é uma doença silenciosa mesmo é que muitas pessoas acham que não vão acontecer com elas né? Quando se vê já não tem mais jeito, afff... eu como muito doce sabe? E sempre pensei nessa possibilidade, na minha família até onde eu sei eu tenho um tio-avô só que tem diabetes, mais ninguém... acabei de medir meu abdômen, rsrs e graças a Deus deu bem menos que metade da altura, ufaaa, mas sei que tenho que me cuidar por causa dessa vontade por doces.

Até pq como eu li na revista Shape desse mês, não é só está no IMC normal q conta temos que ter saúde e estar com os exames em ordem tb!!!

Bjussss

Karla disse...

Nossa amiga, vc sabe que eu sou pré-diabética, verdade, pelo meu histórico familiar e pelas minhas medidas a médica disse que eu sou considerada assim, portanto emagrecer pra mim é prioridade pra melhorar a saúde nem é sobre a estética....Beijos

Marcia disse...

Meu pai tem a diabetes tipo 2 e morro de medo de acontecer comigo também. Estou pensando seriamente em não comer mais NENHUM doce, por que tenho compulsão por eles. Vou pensar melhor sobre o assunto.
Bjs

Ma Japonesa disse...

na minha familia tem casos de diabetes...ainda bem que eu mudei viu..pq senão eu correria um risco muito maior de ter!!

beijokas